sábado, 19 de outubro de 2013

Escrever é uma arte, Depender da inspiração não faz parte




Vamos lá! Esse é só um texto que demonstra o quanto é difícil escrever. Mas é claro que não vou demonstrar da pior maneira possível: escrevendo dificultosamente (que palavra difícil!).
A arte de escrever é mesmo difícil, um tanto quanto! Mas o contraditório é que para muitos a escrita torna as coisas mais fáceis, pois a partir do momento que transferimos nossos sentimentos ao papel eles se transformam em algo concreto que, independente de ser belo ou não é seu; é aquilo que você sente; é aquilo que você externa. E ao liberar e escrever seus sentimentos você vê as coisas, os problemas e (quem sabe até) a vida de uma maneira mais fácil; e ainda que não seja a escrita nos eleva a um nível aonde os problemas parecem minúsculos diante das palavras, simplesmente.
-Opa! Espera aí... Não era para dizer o quanto é difícil escrever? – Ops!
O mais irônico é que por mais libertador que seja escrever, há momentos (longos, às vezes) em que nos sentimos presos na própria escrita – e por que será? – Talvez porque o tema abordado não é bem aquele sobre o qual gostaríamos de falar, porém precisamos ter em mente que a partir do momento que escolhemos essa profissão (sim, porque jornalistas são essencialmente escritores) nós passamos a um estágio profissional, de fato. E quando o assunto é seu emprego... “O negócio é mais ‘abaixo’” – leia-se abaixo das condições impostas pelo seu editor-chefe- e, portanto, você precisa escrever e escrever bem.

Mas o que fazer quando não temos inspiração? – Essa é uma ótima pergunta (embora digam que ótimas perguntas não possuem resposta) – Existem vários métodos para escrever bem e chamar a atenção do seu leitor pela sua desenvoltura e real domínio não só da língua, mas do próprio texto; porque você possui conhecimento, entendimento e coerência. Mas não se engane porque “ninguém escreve como um deus se não sofrer como um cão”.

Um comentário:

  1. kk eu ri da última parte do texto Amanda...
    escrever ... ainda bem que podemos fazer isso ...

    beijos

    ResponderExcluir