sexta-feira, 27 de maio de 2011

Juntos por um mundo mais justo



Por que as pessoas são assim?
Quanto mais têm menos ajudam...Há pessoas boas sim,eu vejo isso;Mas há muitas,muito mais do que deveria,pessoas ruins,e isso é triste...Onde eu moro,tem uma família(se é que assim posso chamá-la),eles são pobres,mas não mais do que eu,a única diferença é que para eles,as condições em que eles vivem,está cômoda,eles não buscam uma melhora para a vida deles,não trabalham e vivem àas custas dos vizinhos,que se compadecem das crianças,os filhos dos tais "pais",na verdade,vagabundos,muito vagabundos e acomodados...
Nós nos compadecemos das crianças,que não pediram para nascer e nada têm a ver com os pais,além do fato de serem filhos deles,mas mesmo assim não os terem como pais,prque eles não se colocam como tais.
Então,nós ajudamos-os,porque os pais,espertalhões,aproveitam-se da sensibilidade alheia e manda os filhos pedirem nas casas dos vizinhos.
Eu ajudo,minha família ajuda,meus pai até chama eles pra trabalhar,eles até trabalham,mas não são competentes,eu entendo que eles tenham sido criados dessa forma,mas nem por isso eles precisam ser assim,tão...tão assim.Eles podem oferecer uma vida melhor para os filhos...Não digo das coisas ligadas a bens materiais,mas a escola,que "não paga-se nada",eles podem levar os filhos ao colégio,mas não o fazem,por comodidade,porque eles não se importam se os filhos viverem como vivem os pais,porque eles tão como estão e não querem ir atrás de algo melhor para a vida deles,parece-me que eles querem alcançar as coisas sem ir atrás delas,e mesmo sabendo que esse milagre nunca acontecerá,continuam agindo da mesma forma.
Mas voltando ao assunto das crianças,qe eu dei tantos rodeios e ainda não falei;
Essas crianças não têm nada,nenhuma perspectiva de vida,nada,além das mínimas chances de viver melhor no futuro.Não acredito que os maus caminhos sejam a solução,porém essas crianças estão sendo criadas,ou melhor dizendo,jogadas,para essa vida,a vida de coisas erradas,as drogas,o crime;
E se amanhã depois uma delas tornar-se bndido,ou virar um drogado,não pode-se dizer que foi culpa dela,porque culpa de todo mundo,joga a culpa até em mim,mas culpa dela não é.
E as pessoas veêm isso e nada fazem...Nesse caso até não tem mesmo muito o que fazer,existe um ditado qu fala que devemos dar a vara e ensinar a pescar,e não dar o peixe,mas nesse caso se não dermos o peixe eles morrem de fome,porque ensinar a pescar já tentou-se diversas vezes,mas quando não se quer aprender,não tem como ensinar.
Mas isolando-se um pouco desse caso,e vendo essa questão como um todo,é visível e lamentável a total falta de compaixão das pessoas,porque eu posso ajudar,como por exemplo,dar um prato de comida,posso dar um sabonete,um creme para o cabelo,posso até mesmo ajudar aquela pessoa a sair daquela vida em que se encontra,ir até um colégio fazer uma matrícula para ela,fazer um currículo para ela...Posso fazer muitas coisas...Mas a verdade é que também estamos muito acomodados e com nosso comodismo acabamos nos esquecendo de que não somos sozinhos e que há pessoas à nossa volta e que essas também possuem as mesmas necessidades que nós e que somos capazes de ajudar uns aos outros,vivendo assim,muito melhor em sociedade,e não só em sociedade,mas consigo mesmo.
Nos esquecemos,mas não podemos esquecer,que sempre...Juntos podemos mais!

6 comentários:

  1. Olá Amanda!

    Este seu Post, concerteza me fez pensar no que eu posso fazer para ajudar os meus próximos.
    Infelizmente, em qualquer canto que se ande, vamos ver situações absurdas como essa que vc cita em seu post. Gente acomodada, que vive em situações precárias e ainda assim, não busca alternativas de melhorias.
    E O pior de tudo, são as crianças, pobres coitadas, que ainda não são capazes de se fazerem ouvidas, e acabam crescendo sem perspectivas de vida!

    Quando acabarmos com os narcisitas e os egocêntricos, vamos concerteza, construir um país mais igual e democratizado!

    Parabéns por expor sua opinião de forma tão clara e direta!

    Abraços!

    Canata

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda!
    Realmente, há pessoas que saõ acomodadas,
    que nada buscam sequer para sobreviver de forma digna. Mas o que mais nos assusta, é que são os pobres filhos que pagam por essa deficiência
    de dignidade de seus pais.
    Sempre é bom poder ajudar essas crianças de alguma forma, mesmo que involuntariamente acabamos ajudando e sendo coniventes com a situação de seus pais.
    É triste, mas é real...

    Parbéns por sempre abordar temas de interesse social, e por sempre opinar de forma lúcida e consciente sobre tais temas.
    Não é por coincidência que você tem uma participação sempre especial nas minhas leituras
    e no meu convívio na blogosfera.
    Um abraço e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo né... Catita= elegante...rssr assim como Amanda é digna de ser amada, Catia significa pura! Lindos significados né... Meus amigos me chamam de Catita, eu gosto, mas nao sabia que tinha significado...
    E seu post é de qualidade... papo de gente grande...

    bjsss

    Catita

    ResponderExcluir
  4. oi Amanda!
    com certeza,junto podemos muuito mais!
    excelente texto,precisamos realmente de aprender a olhar para os lados...
    tenha uma semana iluminada!
    beijos
    =D

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaadooooorei o texto. HAHAHA. Realmente juntos podemos mais.. Ééé, eu estava sem inspiração sabe S: AHOIAHAIOAIOA. Aí eu voltei \o. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Amanda. Concordo com tudo que disse no texto. Aliás, é deprimente mesmo quando paramos pra pensar em tudo o que a humanidade pode e tem feito de ruim. Hoje, por coincidência, eu estava pensando nisso após ver um filme que abordava a violência contra as crianças. Violência essa cometida pelos próprios pais. Não dá pra entender isso! Não pra entender como alguém bota um filho no filho no mundo e é capaz de fazer tantas barbaridades que vão desde o teu relato sobre a falta de educação e cuidados, até a violência física e absurda. Precisamos mesmo acordar pra essa realidade, e pararmos de achar que o mundo gira em torno do nosso umbigo. Mas também que é uma questão complicada, por que muitos de nós não sabem mesmo nem como chegar perto de alguém assim e oferecer uma ajuda que tenha boas consequências futuras. Mas em uma coisa eu acredito... Há sim, muito mais pessoas boas que pessoas más nesse mundo. Acredito nisso por duas razões: Primeiro por que se eu pensar diferente, perderei a fé na humanidade e assim será insuportável viver. Segundo, que creio em Deus, e penso, que se existisse mais pessoas ruins, que boas, Deus já teria desistido de nós. Um grande beijo e parabéns pelo blog. Estou levando ele para meus preferidos.

    ResponderExcluir